Temporada de inverno: Os melhores destinos do Brasil

Conheça as melhores opções para curtir a temporada de inverno em clima europeu, sem sair do Brasil.

A temporada de inverno segue a todo vapor durante o mês de agosto e, após as férias de julho, é possível encontrar os destinos de clima mais ameno com menos visitantes. Assim, aumenta aquela sensação boa de exclusividade e tranquilidade.

E embora seja um país tropical e de temperaturas elevadas, o Brasil possui algumas ótimas opções para curtir o frio e as encantadoras belezas da região sul.

Vem com a gente conhecer as principais opções!

Gramado RS 

Com pouco mais de 36 mil habitantes, Gramado é certamente um dos destinos mais procurados pelo brasileiro no inverno. O município, vizinho a Canela e a 119 km a nordeste de Porto Alegre, é conhecido pelo estilo charmoso, muito influenciado pela imigração alemã, cuja arquitetura, valorizando os chalés alpinos, faz com que o turista se sinta em outro país.

Centro de Gramado - RS

Gramado, no Rio Grande do Sul, é um dos destinos mais associados à temporada de frio, mas pode ser um dos mais caros também.

Gramado é um destino próprio para casais, mas é acolhedora para toda a família também. Há voos sem escalas direto para o aeroporto da cidade, então fazer escala em Porto Alegre não é obrigatório. 

Canela RS

Há quem diga que Canela é a prima subestimada de Gramado. Vizinha da famosa estância turística, a cidade é conhecida pelos chocolateiros e influência bávara de suas arquiteturas.

Pontos turísticos de Canela, cidade do Rio Grande do Sul, sendo um destino muito procurado durante a temporada de inverno.

Canela, também no Rio Grande do Sul, é vizinha de Gramado e com suas próprias opções de turismo e pontos turísticos exuberantes.

Costuma ser uma opção especialmente para gaúchos, por conta da alta concentração de turistas em Gramado. Canela possui atrações semelhantes, geralmente com preços mais acessíveis e menor concorrência que sua famosa vizinha. 

Urubici SC

Com pouco mais de 11 mil habitantes, a cidade ficou conhecida por registrar a menor temperatura do Brasil, em 1996, com  – 17,8 ºC no dia 29 de junho daquele ano.

Temporada de inverno em Urubici, Santa Catarina, cenário de frio intenso e paisagens típicas da região

Urubici, em Santa Catarina, é uma das cidades mais frias do Brasil e tipicamente um destino de inverno.

É também onde está localizado o ponto mais alto habitado do sul do país, o Morro da Igreja, a 1822 metros acima do nível do mar. 

É um excelente passeio para quem quer se aventurar nas montanhas, com uma série de morros, como o Boa Vista e o Monte Urubici, sendo atrativos naturais da região, que também possui algumas belas cachoeiras nos seus arredores. 

Está a 172 km da capital catarinense, Florianópolis, cerca de 3h30 de viagem de carro.

Itaipava RJ 

Itaipava é um distrito que pertence ao município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, que fica a menos de 100 km da capital. Há ônibus saindo direto da Cidade Maravilhosa em direção ao destino.

Região Serrana, Rio de Janeiro, imagem bucólica de cidade do interior - Petrópolis - Itaipava - RJ

Itaipava, Região Serrana do Rio de Janeiro, é uma região fria e sem praia, ao contrário da imagem tropical típica da Cidade Maravilhosa.

Ainda assim, Itaipava é conhecida por ser frequentada pela alta sociedade carioca e por artistas, tendo sua paisagem tomada por casarões e grandes construções. 

É também a capital gastronômica do Rio, tendo alguns dos principais restaurantes do estado presentes no circuito de gastronomia que invade a região central do distrito. 

Embora esteja em um estado conhecido pelo calor, Itaipava tem média anual de 18,1 ºC, segundo o Climate. 

Bagé RS 

Na divisa entre o Brasil e o Uruguai está Bagé, a Rainha da Fronteira. Com largos campos que abastecem alguns dos principais produtores agrícolas gaúchos, a cidade histórica tem atrações imperdíveis para se conhecer mais sobre o passado da América do Sul, como o Museu Dom Diogo de Souza.

 Cenário icônico em Bagé RS

Mais uma cidade do Rio Grande Sul entre os destinos mais visitados durante a temporada de inverno, Bagé RS mostra seus encantos históricos e agrícolas.

Além disso, a região central possui prédios históricos e a zona rural possui alguns lugares excelentes para se hospedar a dois em meio à natureza. 

Monte Verde MG

Imagem do pôr-do-Sol no centro de Monte Verde, com uma pequena rua com poucos carros cercada por banquinhos e construções de estilo europeu.

Monte Verde é um achado para os amantes do frio no meio da Serra da Mantiqueira

Pertencente ao município de Camanducaia, na divisa de Minas Gerais com São Paulo, Monte Verde é um achado entre as montanhas mineiras para quem gosta de frio. 

 

O local tem uma gastronomia incrível (Minas Gerais, né?) e um café imperdível. A arquitetura do centro faz com que o turista se sinta em outro país e há diversos passeios que exploram a região montanhosa da Serra da Mantiqueira, com vistas inesquecíveis. 

É uma boa pedida para quem está em São Paulo, estando a apenas 161 km da capital. Já para os mineiros de BH o trajeto é longo, mais de 480 km. 

Mesmo com o maior litoral do continente, o Brasil é tão diverso que também reserva opções para os amantes do frio, com um destino mais charmoso que o outro. 

Campos do Jordão SP

Imagem de uma linha de trem em meio às árvores em Campos do Jordão, com duas ruas nas laterais que estão ofuscadas na foto pela vegetação.

Campos do Jordão é um destino certo para os paulistas que amam o frio e terra da Pousada Alto da Boa Vista.

Por fim, Campos do Jordão é um dos destinos mais procurados do Brasil durante a temporada de inverno. Um destino que mistura o clássico europeu com uma experiência de alto padrão, o que dá o charme da cidade.

A cidade de Campos está localizada na região alta da Serra da Mantiqueira paulista. 

Por isso, o município é bastante popular entre moradores de São Paulo pela grande quantidade de atrações voltadas para o frio durante o inverno, com festivais de fondue e diversas promoções, especialmente para casais. 

É também bastante frequentado pela alta sociedade paulista, com políticos e celebridades rumando para lá durante os finais de semana e feriados de inverno. 

O caminho para Campos do Jordão saindo da capital é tranquilo, com diversos ônibus disponíveis nas rodoviárias paulistanas e estradas seguras. São cerca de 172 km de trajeto. 

E aí, qual escolher?

Bem, se você é da região sudeste, sem dúvida, a temporada de inverno por Campos do Jordão SP é mais próxima, além de oferecer uma experiência gourmet completa, incluindo alta gastronomia e hospedagens boutique, como a Pousada Alto da Boa Vista.

O lugar ideal para se encontrar no turismo de luxo, sem precisar ir tão longe e deixar de conhecer belezas naturais exuberantes, como os diversos jardins espalhados pela cidade, formações sensacionais, como o Pico Itapeva, o Morro do Elefante e muitas outras maravilhas. Então, venha nos visitar! É só clicar no botão que aparece aqui na tela pra falar com nossa equipe de reservas da Pousada Alto da Boa Vista direto pelo WhatsApp. Estamos te esperando!

Tags: