Manual do Horto Florestal de Campos do Jordão

O Horto Florestal é uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco mais da biodiversidade da Serra da Mantiqueira, assim como se aventurar nas diversas atividades oferecidas pelo complexo.

Que tal conhecer um pouco mais da diversificada natureza de Campos do Jordão, Especificamente da Serra da Mantiqueira? O Horto Florestal é uma excelente opção para os amantes da natureza. 

O complexo possui 8,3 mil hectares de área preservada com vegetação de araucárias e coníferas. E é aberto de quinta a terça-feira, das 09:00 às 17:00. O visitante pode entrar até às 16:00.

Horto Florestal – Campos do Jordão

Por ser uma das mais buscadas atrações de Campos, resolvemos deixar algumas dicas para não errar e tirar o máximo de proveito do parque. Confira abaixo!

1 – Outros dias de Visita

Como já falamos, o parque fica aberto de quinta a terça-feira. No entanto, nos meses de junho, julho e janeiro, o parque também abre às quartas-feiras. Já no restante do ano, o parque abre às quartas-feiras que forem feriado.

2 – Principais atrativos

Conhecido pelas suas maravilhosas trilhas, confira abaixo algumas das quais você precisa fazer se for dar uma passadinha no parque:

Cachoeira da Gargalhada

Cachoeira da Gargalhada

Trilha plana e fácil de seguir, com 4,5 quilômetros. Pode ser percorrida até por quem não tem lá muito preparo físico.

Trilha das Quatro Pontes

Trilha das Quatro Pontes

Tranqüila, ótima para crianças, desde que acompanhadas por adulto. Nesta caminhada há pontes pênseis sobre o Rio Sapucaí.

Trilha da Celestina

Trilha da Celestina

Trilha pesada recomendada apenas para quem está habituado a grandes esforços físicos. Além de isso é aconselhável que seja feita junto com guias especializados. Em condições normais, leva-se cerca de cinco horas para subir os 8,5 quilômetros, a 1.910 metros de altitude.

Trilha do Rio Sapucaí

Trilha do Rio Sapucaí

Uma trilha leve e relaxante. O trajeto alterna-se entre campos e matas, acompanhando a correnteza do rio Sapucaí.

3 – Outras Atividades

Além das trilhas diversas, o parque oferece opções radicais para quem curte!

A tirolesa por exemplo, é de nível médio/fácil. Depois de uma caminhada de de quase 30 minutos, chega-se na primeira Tirolesa, que possui cerca de 450m de extensão. Já a segunda, de 150m, encontra-se logo após a ponto de chegada da primeira. As duas são marcantes pelo visual deslumbrante que oferecem, sobre as araucárias e o rio Sapucaí.

Tirolesa Horto Florestal

Não esqueça: essa parte do passeio é paga. O valor investido é de R$ 60,00 por pessoa.

Além da tirolesa, você pode aproveitar o Arvorismo, de Nível fácil / médio, com 9 travessias que totalizam 320 metros. A altura máxima é de 18 metros em relação ao solo. 

Arvorismo no Horto Florestal

Valor: R$35,00 por pessoa.

Dica extra: O parque oferece bikes para alugar. Assim seu passeio fica mais divertido e relaxante. É uma boa opção para quem quer pedalar pelo parque. Só lembre de levar capacete, caso leve sua bike de casa.

4 – Restaurante Chama Dona Chica

Depois deste passeio cheio de adrenalina, a fome já estava grande. Que tal um prato delicioso, sem se deslocar muito? O Restaurante Dona Chica, que fica dentro do Horto Florestal e é um lugar maravilhoso.  Super aconchegante, simples, com boa comida e preço justo.

Com essas dicas, você vai aproveitar ao máximo sua visita ao Horto Florestal de Campos do Jordão.

Desejamos um ótimo passeio.

Tags: